top of page
blog header.gif

As maquinas e veículos de Toriyama (e um adeus ao mestre)

Olá olá de novo pessoas, hoje venho mostrar um estudo que eu to enrolando pra fazer já faz uns meses (é sério, desde fevereiro eu to pra fazer isso, dá uma olhada no meu calendário ali em baixo)


Infelizmente recentemente tivemos a perda do incrível artista Akira Toriyama, e se você, como eu é de qualquer lugar da américa latina sabe como as obras dele como Dragon Ball foram de EXTREMA importância na nossa criação, é só ver os vídeos da pessoa fazendo passeata, cantando as músicas do desenho na rua, fazendo banners gigantes em torcidas de futebol e diversas outras coisas que aconteceram por aqui


Enfim, perdemos uma grande pessoa, mas o legado dele continua, Dragon Ball foi provavelmente o primeiro anime que assisti, lembro até hoje da fita que eu tinha que sempre revia os mesmos episódios enquanto não estava assistindo ele na tv antes de ter que ir para a escola, as artes do Toriyama tiveram muito impacto na minha vida, desde os desenhos como os Dr Slump, até os jogos como Crhono Trigger e Dragon Quest


Recentemente eu estava assistindo o incrível Sand Land, (sério, vão assistir ele porque esse 3D/2D está lindo demais, parabéns ao estúdio!) e cara, eu notei que eu nunca parei pra realmente estudar o traço do Tori, e pior ainda, eu nunca parei pra prestar realmente atenção nas incríveis maquinas e carros que ele desenhava, eu sempre adorei esse aspecto mais “mundano” dos mundos deles, como a arquitetura e maquinário, mas por mais que eu adorava isso, sempre foi visto como algo de plano de fundo, então pensei, porque não pegar pra estudar esse aspecto que gosto tanto desse autor e que raramente é observado?

 

Pois bem, eu pensei, mas só estou fazendo isso agora meses depois -_-", primeiro porque eu queria terminar de assistir Sand Land pra fazer isso, porque que desenho que tem máquinas maneiras demais, e segundo porque realmente esqueci de fazer isso e o incrível desenho que o @gaiden.exe está fazendo com vários personagens do mestre juntos na epoch me animou demais pra estudar esse assunto que estava me assustando por não achar que consigo fazer algo a altura (e realmente não consigo, vamos ser honestos hahah)


Mas vamos la, pois um estudo, no final é só um estudo, e se eu errar bastante aqui faz parte do processo ┏ʕ ·㉨·ʔ┛✎▤

Como sempre o primeiro passo que eu dou para fazer algo assim são as REFERENCIAS, e que lindas referencias não? Primeiro fui atras de referências do Toriyama e depois fui atras de referências reais de carros, muitos modelos japoneses, que acho eles muito legais por serem muito pequenos e outros modelos de carros considerados aqui onde eu moro como “carro de velho”, os famosos Del Rey, Passat, Brasilia e por ai vai


É legal que aí já dá pra perceber duas coisas:


  1. Todas as máquinas estão na basicamente na mesma direção, e vou dizer que acho que é porque é o modo que se tiravam as fotos dos carros para poder ver eles por inteiro, só dar uma olhada nas fotos de referências dos próprios carros

  2. O Toriyama sempre situava seus personagens nos carros, eu não sei dizer se isso era um pedido do editor, ou algo dele próprio, mas vendo assim a gente consegue perceber que adiciona muito ter algum personagem interagindo com aquela máquina de maneira funcional do que só um desenho da máquina sozinha, dá um certo ar de como se fosse uma propaganda, uma foto de família, dá pra trabalhar muito a narrativa com isso


E um adendo que eu gostaria de fazer aqui é, eu tentei muito desviar de imagens de IA, eu uso bastante o Pinterest para ir atras de referências, e ultimamente tem muitas imagens de IA la, e pra maquinas especificamente eu acho bem ruim usar elas de referências, pois muitas vezes o maquinário não faz sentido, algumas que eu vi não teria nem como virar a roda do carro ou moto, mas esteticamente eram lindas, mas eu não quero só beleza aqui então eu tentei bastante só ir atras de referências antigas, as maquinas do Toriyama são lindas mas ao mesmo tempo elas parecem extremamente funcionais por ter esse certo pé na realidade (não atoa conseguiram fazer a moto da Bulma na vida real  não é mesmo?)


Outro adendo é, esses veículos, e muito dos desenhos mais antigos do Toriyama trabalham muito o chamado estilo SD, ou super deformed, onde você pega aquelas proporções reais e brinca com elas até o limite do reconhecível pra ficar algo bem mais enxuto e pequeno, e eu acho que isso que dá todo o ar especifico desses desenhos, porque tu pega algo mega realista, e até ameaçador como uma máquina de guerra e basicamente deixa ela fofa, esse mesmo conceito foi muito usado em jogos como Metal Slug e se me lembro bem até um anime do Gundam, então nossa base aqui vai ser, aprender as proporções reais, e comprimir elas sem perder a funcionalidade original, então mão na massa!

 

Entender as proporções


De novo, voltamos no SUPER DEFORMED (parece até nome de jogo de super Nintendo) a logica aqui é bem simples, pega o negócio, e espreme ele como se tu quisesse fazer um suco, mas as coisas importantes pra o que tu ta espremendo tem que continuar reconhecíveis e expressivas, no caso aqui seriam rodas, volantes, volantes, guidões, e estranhamente parece ficar bem legal deixar os maquinários mais complexos nos tamanhos mais realistas deles


Aplicar com uma referência


Essa é aquela parte bem importante da referência e aprender os fundamentos, se tu não tem a base de fundamento, e não sabe como desenhar um carro realista, da meia volta e vai treinar isso um pouco antes ok?  Eu nem sei tanto assim, mas eu já bati minha cota de desenhar com base em fotos reais então não vou voltar nisso agora pra esse estudo rápido ok? (por mais que eu deveria dar uma reestudada mais seria em fundamentos.....)

Pois é, meu rascunho é bem bagunçado e geralmente eu fico riscando por cima de coisas que já tinha riscado antes.....fora o fato de que eu me perdi um pouco ali na esquerda indo pra outro assunto

Mas sério, a referência vai ser bem importante aqui, a gente tem que aprender como uma maquina funciona, e é gritante quando a gente vê em algum desenho uma maquina ou veiculo que provavelmente teve a referencia de um real e de um totalmente fantasioso, pode ir la procurar que eu te garanto que faz diferença


Aliás, o Toriyama manja muito de desenho mais técnico, especificamente de hachura, da uma olhada nisso






 

Situar um personagem


Isso é uma coisa que eu sempre quis treinar mais e eu devia focar mais nisso, NARRATIVA, por mais simples que seja toda arte do Toriyama meio que tem uma narrativa por traz, tu consegue pensar o que aqueles personagens estão indo fazer, eles estão indo em uma aventura ou só voltando das compras? Pela expressão do personagem 2 o personagem um parece não saber dirigir, meu deus quem deu uma metralhadora na mão daquela criança??? E entre outras diversas narrativas que contam muito sem mostrar nada no final das contas


...........e bem....é isso kkkkkkk, eu gostei desses rascunhos finais, com certeza aprendi algo aqui que vou usar mais em outros desenhos meus, e que eu sempre via mas nunca realmente entender, essa é a magia de estudar, parece que as coisas começam  a fazer mais sentido depois que tu testa, escreve ou desenha


Aproveitando isso eu fiz uma fanart do Sand Land, vou colocar ela aqui em baixo, fiz uma versão na vertical também pra usar de papel de parede no celular e se vocês quiserem só pegar heheh


Foi bem legal fazer esse desenho usando de base o encerramento do  anime porque eu achei irado o conceito de ser tudo baseado em duas cores, então tentei fazer essa cena noturna, e um pouco soturna já que esse foi o sentimento que ver o final desse anime me passou, um sabor meio agridoce, que ali seria a última vez que eu veria algo “novo” de um criador de historias que eu conheço desde a minha infância, e por mais que eu nunca tenha o conhecido teve um papel gigante na pessoa que eu sou. Bizarro esse poder que a arte tem né? Ser um negócio atemporal e sem limites, no final eu acho que essa é a melhor parte dela, poder compartilhar com os outros esses mundos estranhos que a gente cria, que no final são só pedaços de nós mesmos que escolhemos mostrar para o mundo, por isso, e com esse mesmo sentimento agridoce, agradeço muito ao mestre Toriyama por ter compartilhado esses mundos incríveis com a gente


E como sempre, se hidratem, estudem, e continuem criando por aí

ʕ •ᴥ•ʔ/ 



Comments


bottom of page