Hoje vou tentar registar um processo de criação inteiro, algo que nunca consegui na vida, e não sei se vou conseguir (saberemos só no final hehehehe) então vamos la, vamos começar essa joça:
COMO CRIAR UMA REVISTINHA DE JOGOS ANTIGAS!
REFERENCIAS
Vocês lembram dessa aqui? Pois bem falei dela laaa no post da Mariya, e como prometido ele está de volta! Eu adorei essa revista, achei ela em um sebo a um tempinho ai que tinha ido na cidade pra trabalhar pra minha companheira nos eventos que ela vende as coisinhas dela, aliás, vão la dar uma olhada no trampo dela
Foto da revista / foto da mesinha de vendas da companheira
Mas voltando a revista, eis tudo que encontrei sobre ela e tudo que pude extrair na dissecação cuidadosa que só uma pessoa que sabe NADA de japonês pode fazer! (aliás galera, eu to tentando aprender japonês, quem manjar ai e quiser dar uma ajuda só chamar u_u )
Primeiro, tem tanta coisa escrita nessa capa que fica até difícil sequer saber o nome dela, então com uma rápida pesquisa do google lens descobri que se tratava de uma CoroCoro Comic, uma revista mensal (revista não né, TIJOLO, quase 800 páginas!) para crianças, onde eram publicadas diversas novidades sobre jogos, produtos e mangas, tipo pokemon, Kirby, Doraemon e etc. eu vou ser bem honesto que ela me chamou muita atenção pelos diversos tipos diferentes de páginas, as impressões, e os papeis que são utilizados nela...no final das contas eu estudei e trabalho bastante com design então esse tipo de coisa é um colírio pros olhos
Vou deixar essas imagens aqui das coisas mais interessantes que achei nessa revista, mas a real é que tem MUITA coisa nela....e muita coisa bem fita errada também....mas né, é uma revista de uma cultura que não é a minha de mais de 30 anos atras, então vamos focar nas coisas legais! Como por exemplo:
PROPAGANDAS: cara eu nunca tive tanta vontade de comprar EQUIPAMENTOS DE PESCA, sério, esses manos aqui fazem pesca parecer muito mais legal do que é, e bem, como alguém que trabalhou com marketing eu posso dizer com tranquilidade, TUDO AQUI É PROPAGANDA, mas ao contrário de muitas atuais, essas são bem maneiras, você não diria não ao Pikachu gordinho né?
MANGAS: até onde eu entendi vários dos mangas que lemos hoje em dia com suas revistas próprias começaram nesses tipos de mega compilados aqui, e eu devo dizer que isso parece bem legal, tem varias historias aqui que parecem ótimos fillers, ah e vale lembrar que os produtos tem seus próprios mangas, como historias emocionantes de autoramas, pesca ou até a incrível FRAGATA do doraemon
BRINDES: quem não gosta de brinde? Eu gosto, por mais que tu tenha pago caro em algo, fingir que tem um brinde nele que veio de graça é muito bom! E aqui tem vários, como selos postais de pokemon, raspadinhas e incríveis decalques para o seu carrinho de autorama
JOGOS: esse não é o foco dessa revista em si, mas diversas outras que eu li eram totalmente voltadas aos jogos, algumas tendo até os códigos pra tu colocar o jogo no seu incrível PC-8800 e sair jogando com as amiguinhos, o que eu gosto dessa é que ela é de 1997, então o 3D de videogames como o N64 e PS1 eram a novidade, não só isso, ERAM O FUTURO, olha esses gráficos incríveis cara!
E MUITO MAIS QUE EU AINDA NÃO ENTENDO POR NÃO SABER JAPONES!
Mas sério, tem um conteúdo muito legal aqui, e eu tenho ido procurar varias dessas revistas antigas, principalmente as em japonês, porque teve muitos jogos bem legais que só saíram la, então estou fazendo bastante pesquisa nelas, e fique aqui a dica, o incrível Internet Archive tem DIVERSAS dessas revistas antigas la, eu aconselho muito que se você curte esse tipo de coisa de uma olhada, é todo um mundo gigante disponível
“Wow, legal, revista velha que tu não entende nada, mas e ai?” você deve estar se perguntando, pois bem, eu já to um tempo sem fazer nada de design então resolvi fazer um projeto de revistinha me baseando principalmente nessa ai, e na revista Jogo Veio, que é lançada atualmente por aqui e eu curto muito ela, e porque não aproveitar e compartilhar o processo dela? Então vamos la
Vai la assinar a Jogo Veio é boa demais
PASSO 1 – Pesquisa
Bem, isso é essa primeira parte ai de cima na real, procurar referencias, analisar elas, catalogar tudo, ver o que presta e não presta, o que eu gosto o que não e etc.
PASSO 2 – Estruturação
É aqui que para a diversão e começa o trabalho (mentira, eu me divirto com o resto também) eu sou uma pessoa que perde o interesse rápido das coisas, então minha primeira meta é jogar tudo no papel de uma forma que eu consiga imaginar quanto tempo eu vou ficar nisso, e de uma maneira mais concreta eu pensar em quais etapas que eu tenho que fazer, e o que eu quero que tenha nesse projetinho. Então levando em base que eu quero fazer algo “curto” mas ainda sim tendo coisa o suficiente pra virar uma revistinha, eu acabei fazendo essa lista de afazeres:
Revista A5
Definir assuntos e escrever eles
Capa p.01
Contracapa editorial p.02
Propaganda p.03
Joguinho do GB p.04 - 05
Página de cartão postal do joguinho p.06 - 07 (folha menor)
Quadrinho vendendo produto p.08
Pagina para comprar o produto pelo correio p.09
Verso da revista p.10 - 11
Definir Estilo
Pixel art
Revista japonesa
Criar arte
Arte da capa
Heroína do joguinho
Diagramar
Aqui eu já dividi em quantas páginas vai ter no final e o que vai ter em cada uma delas, e é isso que eu chamo de bastante conteúdo.....e isso é só inicialmente, com certeza coisas novas vão aparecer no caminho, então enquanto eu penso nessa estrutura já vou aproveitando para rever minhas referencias e ir escrevendo o que eu imagino que vai ter em cada parte, e com isso eu posso ir para a próxima etapa (aliás, antes disso, eu resolvi fazer um protótipo, e ora ora, não bate o numero de paginas com o de folhas kkkkkkkkkk, tive que reajustas algumas coisas do planejamento por causa disso)
PASSO 3 – Mão na massa
Nesse momento aqui eu pessoalmente tenho que tomar cuidado para não me perder, então eu defino um dia para fazer cada coisa, e então de pouquinho em pouquinho ter o projeto inteiro, como a capa deve ser um resumo de todo o conteúdo eu vou deixar ela para o final, e focar nas folhas internas
Mas antes de começar isso tudo eu lembrei de uma parte importantíssima, o PROTOTIPO, e isso deveria estar logo depois de imaginar o conteúdo, porque foi aqui fazendo esse prototipozinho que eu já entendi que as páginas que numerei aqui em cima não funcionariam tão bem...e que provavelmente eu deveria adicionar mais duas para ter uma folha especial certinha pro postal, mas eu não estou com muito tempo então vamos de GAMBIARRA
Depois de fazer o protótipo, confirmar tudo certinho comecei a tirar e editar algumas fotos que eu queria de umas fitas minhas, e procurei alguns mockups que possam ser interessantes usar por ai (e fica a dica, quando for tirar a foto de um objeto, procure um fundo bem neutro pra facilitar a sua vida) então após esses passos, abri o Illustrator e coloquei a sangria correta para minha impressora, decidi uma área de conteúdo com base nas minhas referencias (acredite se quiser, mas mesmo com a quantidade absurda de conteúdo que tem a CoroCoro incrivelmente eles respeitam a margem de segurança de um centímetro) e no final sai com um esqueleto mais ou menos assim
-Ah mas você não deveria ter usado o indesign ao invés do Illustrator, não seria muito mais fácil? SIM, seria leitor anônimo, porém é uma revistinha de poucas páginas e eu queria ter uma liberdade de estilo um pouco maior
Propaganda: logo de cara, como de costume, PAM, algo pra comprar, eu decidi fazer uma propaganda das fitas que eu faço aqui em casa, então tirei umas fotos delas, tirei uma foto do nosso radio e peguei outros aparelhos da internet para incrementar nas imagens de exemplo, tenho que dizer que fiquei um pouco zonzo fazendo essa pagina, como foi a primeira tive que voltar aos anos 2000 XD ,ah e uma coisa valida a se dizer, eu estou usando uma paleta de cor pessoal para o projeto, que eu uso pra tudo ultimamente, e fiz um leve tratamento de cor nas fotos pra dar um aspecto mais claro e com mais contraste dessas fotos lá pros anos 90
Jogo: essa página dupla foi o que me impulsionou a voltar a desenvolver meu joguinho curto pro GBC, eu sou péssimo em programação então dei uma travada, mas eu precisava fazer telas novas para usar de exemplo na revistinha e ilustrar ela melhor, eu gostei demais de como ficou esses mockups e deu mais vontade de produzir o jogo
Quadrinho: e isso seria um simples quadrinho? Claro que não, é uma propaganda disfarçada em quadrinho! Brincadeiras a parte boa parte dos quadrinhos da revista que estou usando de exemplo são literalmente propagandas, mas são ótimas propagandas, tem umas histórias bem maneiras, e faz coisas extremamente mundanas parecerem as melhores coisas do mundo, fica aí a dica, viva sua vida como se fosse um quadrinho que faz propaganda de um carrinho de autorama
Postal: essa é parte que mais gostei, porque eu gosto muito de cartões, e eu gosto de desenhar alguns selos postais em pixel, como eu já tinha feito um selo da cidade onde a história da Bea (a menininha do jogo da página dupla) mora, pensei, por que não fazer esse brinde na revista como um cartão postal? E aqui é que o recorte ficou um pouco confuso, eu teria que ter mais duas páginas de conteúdo pra fazer isso bem-feito e funcionar bem na hora de grampear, mas nada como uma boa gambiarra pra eu não ter que dobrar o meu trabalho
Cartinhas: Eu tenho que admitir que foi muito difícil traduzir essa parte da revista (de novo, eu não sei ler japonês, mas estou tentando aprender) e os leitores aqui parecem bem caóticos, tem gente falando dos quadrinhos, das propagandas, dos preços das coisas, do trabalho e até das férias! Realmente um espaço aberto, então eu obviamente obriguei meus amigos a mandarem cartinhas pra minha revista
Contracapa: na CoroCoro que estou usando de referência já temos uma propaganda logo na contracapa, então resolvi trazer algo da minha terra e colocar um editorial contando do porquê da revistinha
Verso: Propaganda de novo? Sim! Só que dessa vez usei um desenho meu que curti bastante, e queria que fosse algo que daria pra recortar depois e transformar em um mini poster também hehehe, e não se esqueçam, toda revista tem um código de barras (tem que vender ela no final né)
Capa: E FINALMENTE a capa, tentei pegar uma imagem de cada canto na revista, eu até tive que voltar no arquivo que fiz a capa da fitinha do jogo da Bea pra deixar o fundo maior e colocar na capa da revista, e aqui que veio a parte mais difícil desse projeto inteiro.....ESCOLHER O NOME, eu sou horrível pra escolher nomes, mas eu tinha duas coisas que queria, um nome que se repetisse, pra reverenciar a CoroCoro, um nome fácil, e um nome que fizesse sentido com as coisas aqui, passei por coisas como PequiPequi (que não tinha nada a ver) por ReBobina (Revista bobina, que ficou um logo legal mas complicado) e outras que eu nem lembro porque estava tendo uma crise com o nome nesse momento, e depois de tanto teclar, eu parei, prestei atenção nos meus arredores, e finalmente pude escutar o que mais fiz nesse projeto todo....teclar, então fiquei com a TecTec Magazine (que eu tentei colocar em japonês pra dar um charme, e pode estar escrito errado, aló leitor anônimo japonês, só me dar um toque sobre isso)
Os testes de logo e a versão final do arquivo
E meu deus, foi isso, a impressão foi bem complicada, imprimir uma revistinha em impressora comum da muita dor de cabeça pra alinhar o papel e colocar na direção certa, mas depois de alguns erros ela finalmente saiu e você pode conferir como ficou aqui (aliás, essa ideia de colocar um postal no meio com o papel de outra gramatura me ferrou bastante nessa parte do processo, mas ficou muito legal)
Rapaz, que trabalho, acho que fiquei uma semana nisso (fora as outras coisas que tenho pra fazer na vida u_u) se você chegou até aqui depois desse texto gigante, eu agradeço muito, espero que tenha se divertido com esse processo meio caótico, e que eu tenha ajudado em algo, qualquer dúvida, quaisquer correções ou se quiser mandar um salve a área de comentários ai em baixo está aberta
Continuem sempre lendo, procurem coisas legais em sebos antigos e lembrem-se de se hidratar ʕ •ᴥ•ʔ/
Comments