top of page
blog header.gif

Estudo de Pixel - Criando uma Cena de Batalha no Estilo Breath of Fire 4

Olá olá de novo pessoas estou aqui de novo com um outro estudinho seguindo a minha lista interminável de coisas para fazer

Eu não sei se vocês sabem, mas eu adoro Breath of Fire 4 (na verdade eu não sei se vocês conhecem esse jogo) talvez alguns de vocês possam não ter passado por isso mas para mim o PS1 foi o APICE dos JRPG, e meu amigo, que ápice bom foi esse, por mais que fosse o início da 𝔼ℝ𝔸 𝟛𝔻 nesse videogame saíram jogos com lindas pixel art, como Legend of Mana, Suikoden e o próprio Breath of Fire.



Esse jogo especificamente despertou muitos sentimentos novos em mim naquela época, desde sua incrível abertura animada até a trama que mesmo sem entender quase nada de inglês me cativou totalmente, ver aquele lindo jogo que começa com um deserto ensolarado se tornando uma aventura seria e bizarra com temas pesados mais para frente mudou muito minha forma de ver como histórias eram contadas. Mas hoje não estou aqui para falar sobre o jogo em si, e sim A SUA ARTE, e nossa! Que arte bonita!


Eu curto muito as artes que a Capcom fazia por volta dos anos 2000, desde Street Fighter, passando por Breath of Fire até Megaman Legends (que merece um post aqui uma hora) sério, de uma olhada nesses concepts totalmente cheios de gestuais e energia.

 


E isso me chamou muito atenção em toda a direção de arte de Breath of Fire 4, eu já havia jogado o terceiro antes dele, então pra mim foi uma mudança gigante quando aquele mundo colorido e magico se transformou do nada em um mundo com tons mais terrosos/pasteis e ao mesmo tempo contrastante e estranho. A temática aqui de certa forma sai do tom medieval eurpeu padrão e toma um ar muito autoral com uma certa referência Coreana/Turca(?)...é realmente muito difícil entender todas as referencias dessas direção de arte, e é isso que faz ela ser única, parece que cada lugar que você olha encontra algo similar mas ao mesmo tempo desconhecido.


Mas vamos ao que interessa, de inicio minha meta era simples, fazer um Portrait de personagem no estilo do jogo para estudar a paleta de cores, e de inicio fui no grande https://www.spriters-resource.com/ pegar algumas referências, e assim, depois de escolher algumas imagens esse foi o rascunho inicial, uma guerreira com uma grande armadura pesada (que foi muito inspirada no personagem Ershin). Primeiro eu pensei em fazer no mesmo tamanho dos portraits originais que são de 40x40px mas eu deixei me levar e acabei fazendo um um pouco maior porque queria colocar mais detalhes.



Depois de algumas mexidas eu rapidamente percebi que não queria somente copiar descaradamente o estilo de um jogo que eu adoro então resolvi dar um certo toque pessoal. Eu AMO a paleta de cores de pele desse jogo, pra mim é uma das melhores que existem, então resolvi adicionar mais duas cores fortes na que eu já tinha criado com base nas do jogos, já que eu queria fazer uma certa forma de line art na personagem, me manter na quantidade de cores padrão dos portraits originais não daria certo, então de 5 tons de cores de pele eu pulei para 7 (não parece muita coisa mas pra pixel art é  ʕ ´•̥̥̥ ᴥ•̥̥̥`ʔ ).

E depois foi só arrumar tudo e finalizar a personagem, deu uma demorada, mas valeu muito a pena, eu acabei até testando uma certa forma de caixa de diálogo para testar, que vocês podem ver como ficou, aliás, para todo esse projeto eu utilizei fontes incríveis do https://fontenddev.com/, vão la dar uma olhada!

 



E ufá, é isso, estava pronto......mas eu realmente gosto desse jogo então não acabei me segurando muito e pensei -porque não fazer uma cena de batalha? (como se fosse algo fácil e rápido).

 

E ENTÃO VOLTAMOS A TELA DE PLANEJAMENTO

 

Com o The Spriters Resource aberto do novo peguei mais algumas referencias (por algum motivo eu não achei em lugar nenhum os sprites de batalhas dos personagens principais, se alguém souber me de um aviso). Fui também atras de ver o tamanho de tela original dos jogos do PS1, acabei dando uma modificada nisso para ficar mais largo e fazer mais sentido com nossas telas atuais, e assim começou um árduo processo de criação de mundo.

Quem seriam os inimigos? Por que essa personagem lutaria? Ela teria aliados? O que ela faz de especial? E foi em alguma madrugada aleatória que comecei a bolar alguns conceitos, como o de todo um cenário onde um povo convive em harmonia com um certo tipo de criatura, e usa chifres descartados dessas criaturas para criarem suas armaduras que refletem danos, assim claro nasceu um aliado que fosse um estudioso e um inimigo que claramente seria um caçador clandestino a mando dos ricos.


Como eu queria que de certa forma isso fosse setado no mundinho que estou criando tentei manter em dois pontos: -Retrofuturismo

-Magico

Então tive que pensar em um cenário e personagens que conversavam com os dois, tecnologias analógicas e brutas mas com um toque de magia, e assim foi criado um grande deserto que se enche de tempestades de raios graças ao seus cristais mágicos em sua areia e os Kusha'as, criaturas que vivem nesse ambiente e refletem esses raios com seus chifres e escamas.



Claramente do que serviria ter personagens prontos para batalhas sem um cenário? Eu poderia só deixar um fundo genérico....PODERIA, e então eu fui para o bom e velho blockbench para criar esse cenário. Depois de algumas horas modelando algo “simples” e batendo a cabeça para pintar isso terminei nesse resultado.



E ufa, só faltava a HUD!

Incrivelmente essa foi a parte mais simples pra mim, tive que fazer um Portrait pro ajudante também, mas no final achei que tudo ficou muito legal junto!



Rapaz, isso foi um “estudo” longo, mas eu adorei fazer, eu sempre achei que nunca conseguiria fazer algo a um nível minimante similar a esse jogo que eu joguei por tantos anos, e fazer esse estudo me deu uma felicidade imensa e me mostrou como mesmo bem lentamente estou evoluindo, espero fazer mais coisas assim no futuro.....tu acha que acabou? POIS BEM! Não muito, no final eu quis fazer uma reportagem meio National Geographic da vida, algo que provavelmente seria lido em algum tablet desse mundo, então vou colocar essa imagem gigante aqui embaixo por último. por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado desse estudo e desse processo, não esqueçam de beber água e jogarem joguinhos que te inspirem, até mais.

ʕ •ᴥ•ʔ/



Comentários


bottom of page